NEUROLOGISTA | CRM 52 96315-1 | RQE 48083
A Neurologia é a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso: cérebro, medula, nervos e músculos. O Neurologista é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. Fornece o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. A função do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recu-peração completa. Em caso de alteração da fala; fraqueza de um lado do corpo; desvio da boca para um lado, torna-se primordial procurar atendimento médico imediato. Vale lembrar que Dislipidemia, Diabetes e Hipertensão arterial são importantes fatores de risco para AVC e por isso devem ser controlados.
DOR DE CABEÇA
Quando as dores de cabeça se tornarem muito frequentes, de forte intensidade ou, ainda, se forem acompanhadas de qualquer outro sintoma, não devem ser ignoradas e têm que ser avaliadas a fim de evitar complicações maiores. Depen-dendo do qua-dro, exames complementares são de grande importância, por isso, deve-se consultar um neurologista para o acompanhamento do seu caso.
PERDA DE MEMÓRIA
A perda de memória é um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um Neurologista. A principal preocupação para o indivíduo, familiares e médicos é se a perda de memória é o primeiro sinal da doença de Alzheimer. Na maioria dos casos a alteração na memoria esta relacionados a outros fatores que geram desatenção. A perda da memoria associada a transtorno cognitivo/Demência vem acom-panhada de prejuízo funcional nas atividades de vida do paciente, em caracter progressivo.
ATENDIMENTO: LIVANCE - BARRA DA TIJUCA | CLÍNICA SÉRGO FAGUNDES - CAMPO GRANDE